quinta-feira, 14 de abril de 2011

Criptógamas: Briófitas e Pteridófitas

Já se assustou com o nome Criptógamas não é? Calma iremos explicar!!

De acordo com o que encontramos em:
  
Criptógamas é um termo taxonomicamente obsoleto, utilizado para referir-se às plantas (no sentido abrangente) que São plantas com estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Como por exemplo, os Musgos (Briófitas) e as Samambaias (Pteridófitas).
não produzem sementes, flores ou frutos ue que se reproduzem por meio de esporos.



Briófitas São plantas pluricelulares, autótrofas, de pequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30 cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores. Os nutrientes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes.Os musgos e as hepáticas são os principais representantes das briófitas. Não possuem raízes e nem caules verdadeiros. Fixam-se ao solo por meio de filamentos chamados rizóides, que absorvem a água e os sais minerais de que o vegetal necessita.
Essas plantas ocorrem preferencialmente em ambientes úmidos e que não recebem luz direta do Sol. 



Pteridófitas São traqueófitas, o que as diferencia das algas e dos musgos. A água das raízes é transportada para as folhas por meio dos condutores, constituídos por células modificadas. Possuem vasos condutores.
Seu caule é geralmente subterrâneo e é denominado rizoma. A maioria das pteridófitas é terrestre e habita, de preferência, lugares úmidos e sombrios. Podem ser epífitas, ou seja, plantas que vivem sobre outras sem trazer prejuízo.
A samambaia e a avenca são exemplos desse grupo de vegetais.

Um comentário: