quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fanerógamas: Angiospermas e Gimnospermas


Do grego phanerós, aparente; gamos, gameta, através da forma latinizada PhanerogamaeO filo Phanerogamae foi dividido em duas classes: Angiospermas e Gimnospermas que são classificadas em plantas que possuem propriedades e características diferentes. Suas características distintas formam a base da classificação.


Angiospermas ( angios  =
 envoltório; spermae = semente)  são comumente conhecidas como plantas floríferas que pode ser claramente distinguidas das gimnospermas por certas características, eram incluídas as plantas cujas sementes se alojam no interior de frutos, isto é, de estruturas resultantes do desenvolvimento do ovário da flor.
Em botânica, essas características são especificamente designadas como sinapomorfias.

Estróbilo Feminino                                                 Pinheiro do Paraná                                Estróbilo Masculino

Gimnospermas (gimnos = nu ; sperma = semente) são plantas vasculares com frutos não carnosos (frutos sem polpa) e cujas sementes não se encerram num fruto. São conhecidas como os ancestrais das plantas com flores que eram conhecidos por existir a 140 milhões de anos.
 Com o passar do tempo as plantas evoluíram com alterações em vários órgãos entre eles, flores, folhas, caules, etc.


Fotos: Google

2 comentários: