sexta-feira, 15 de abril de 2011

Semelhanças e diferenças entre Angiospermas e Gimnospermas

As plantas com sementes são geralmente divididas em uma única classe conhecida como Sprematophyta, que é ainda subdividida em angiospermas e gimnospermas. A palavra gimnosperma é derivada do gymnospermos palavra grega que significa “semente nua”.

Angiospermas e Gimnospermas são plantas com sementes. Embora, as diferenças sejam mais distintas, os pontos a seguir são algumas das semelhanças entre elas.

* Elas são capazes de produzir pólen para a fecundação e sua fecundação é através de um tubo polínico. Gimnospermas dependem principalmente da polinização pelo vento e algumas angiospermas também são dependentes do mesmo agente.
* O esporófito das angiospermas e gimnospermas é diferenciado em raiz, caule e folhas.
* Para além do crescimento primário, o seu tronco expansão passa por um crescimento secundário.
* Como angiospermas, gimnospermas também têm vasos e células. O sistema vascular é comum a ambos constituídos de conjunto e feixes vasculares.
* Os óvulos de angiospermas e gimnospermas desenvolvem em sementes.O modo de germinação das sementes é epígea e hipógea, ou ambos.
* Uma semelhança distinta é, redução da fase gametofítica tanto em angiospermas e gimnospermas.
* Poliembrionia, uma característica comum das gimnospermas é também comum em algumas angiospermas e um suspensor é formado durante a fase de desenvolvimento do embrião.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. As diferenças são que as Angiosperma possuem Flores e Fruto, ou seja, sua semente é protegida pelo fruto, enquanto as gimnosperma não possuem flore e nem frutos, ou seja, são sementes nuas, não protegidas pelo fruto.

      Excluir
  2. Então,as semelhanças são a presença de vasos condutores e sementes?!resumindo...

    ResponderExcluir